IFA 2013 - Novidades da Feira de Tecnologia IFA 2013

A feira de tecnologia IFA 2013,

realizada oficialmente em Berlim (Alemanha) de 6 a 11 de setembro, promete destacar neste ano tecnologias que ainda devem ganhar força no mercado. Fazem parte desta lista os relógios inteligentes (ou smartwatches, que se comunicam com o celular), os smartphones com telas gigantes e também aparelhos com tecnologia 4K (de ultradefinição).

Sem a expectativa de grandes anúncios, a 53ª edição da IFA disputará ainda os holofotes com um concorrente de peso. No dia 10 de setembro, a Apple - que não participa da feira alemã - deve anunciar a nova versão do iPhone. 

smartphone com tela gigante
A programação do evento aberto ao público em Berlim tem início na quarta-feira (4), quando algumas empresas fazem eventos para a imprensa. O anúncio mais aguardado é o da Samsung, que já confirmou a apresentação de seu relógio inteligente. Com isso, a empresa reforça o time de grandes fabricantes em um mercado ocupado atualmente por companhias de pequeno porte, como a Pebble e a I'm.

sony smarwatche relógio intelegente

Além da Samsung, que mostrará o Galaxy Gear, a Sony é outra grande representante que atua no setor. A japonesa deve aproveitar a IFA 2013 e chamar a atenção para seu Smartwatch 2, previamente anunciado.

Os relógios inteligentes funcionam como "espelho" do telefone celular, conectando-se ao smartphone para dar comandos - caso de fazer e receber ligações, além de receber mensagens de texto. Com eles, é possível usar algumas funções do telefone sem tirá-lo do bolso. O modelo da Samsung não deve ir muito além disso.

Smartphones

Outra aguardada novidade da empresa sul-coreana é o Galaxy Note III, que certamente manterá a tradição das gigantescas (com tela de 5,5 polegadas, o Note II já foi considerado o maior smartphone do mercado). O aparelho faz parte de uma categoria chamada phablet, que mistura características de smartphone e tablet.

Ainda dentro dessa classificação, a HTC deve anunciar o smartphone HTC One Max, com tela de 5,9 polegadas (ela ainda é menor que o Ascend Mate, da Huawei, com enormes 6,1 polegadas).

Não é pelo tamanho da tela, mas sim possível capacidade da câmera, que a Sony deve se destacar nesta edição da IFA. O Xperia Z1 (de codinome Honami) pode oferecer 20 megapixels, equiparando-se a smartphones potentes da Nokia para fotografia. Se os rumores se confirmarem, a HTC irá ainda além do concorrente, oferecendo gravação de vídeos em ultradefinição (4k). O vídeo com uma prévia do anúncio indica que o aparelho será resistente à água.

Tablets

Entre as grandes fabricantes, apenas a LG por enquanto antecipou um lançamento na área de ultraportáteis. A fabricante vai levar à feira o LG G Pad, tablet com processador quad-core (quatro núcleos) Snapdragon de 1,7 Ghz e câmera traseira de 5 megapixels, além de uma frontal de 1,3 megapixel. Ele roda Android Jelly Bean 4.2.2 e pesa apenas 338 gramas. Seu preço e disponibilidade no mercado ainda não foram divulgados.

tablet lg g pad

Ultradefinição

A tecnologia 4K não é novidade: ela já brilhou na versão 2012 da IFA, mas ainda não decolou. Por isso, o evento na Alemanha representa mais uma oportunidade de as empresas reforçarem o poder da ultradefinição: esses aparelhos oferecem 3.840 pixels x 2.160 pixels, contra os 1.920 pixels x 1.080 pixels do Full HD tradicional.


Além dos televisores, smartphones devem começar a apresentar essa tecnologia. Há o rumor sobre o Xperia Z1 e a certeza sobre o Liquid S2, da Acer. Isso porque, antes do início da feira, a Acer anunciou seu aparelho com tela de 6 polegadas, que captura vídeos em ultradefinição. A novidade chegará ao mercado em outubro, por preço ainda não definido.

Utilidades domésticas

ferro detecta tipo de tecido nao queima roupa

Tradicionalmente, a IFA também destaca utilidades domésticas - muitas delas com apelo tecnológico. Em 2012, foram apresentados no evento um ferro que detecta o tipo de tecido (para não queimá-lo) e uma panela que mexe os alimentos, cozinhando sozinha.

panela mexe sozinha e cozinha alimentos

Comentários